90% das obras já estão executadas. A expectativa é que o local se torne um ponto de referência para os moradores da cidade.

Foto: Jhon Martins/Seinf

Espaço terá deck de área molhada, chafariz e acessibilidade em sua extensão

O espaço terá deck de área molhada, chafariz e acessibilidade em sua extensão (Foto: Jhon Martins/Seinf).

De frente para o Rio Amazonas, um dos cartões postais de Macapá, que o Governo do Estado ergue o novo Píer do Santa Inês. As obras foram retomadas em abril de 2023 para valorizar o turismo, incentivar o lazer e ampliar as oportunidades de renda na região.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) é responsável pelos serviços, que acontecem por etapas e já alcançam 90% de conclusão em uma área de mais de 8 mil metros quadrados.

“Não vejo a hora de estar aqui e apreciar a brisa do Rio Amazonas. É uma obra emblemática e significativa, pelo tempo que tem. Será um espaço de contemplação e interação de quem estiver aqui com a natureza. Mais um ponto turístico, de Macapá e do Amapá”, destaca o governador Clécio Luís.

Até o momento, já foram realizados serviços como aplicação de piso; pintura; impermeabilização de estruturas da obra; elaboração de estruturas de alvenaria; plantio de grama esmeralda em rolo; e obras de acessibilidade.

Também houve retirada de lixo e estruturas comprometidas pelo tempo, limpeza geral do espaço, demolição de estruturas em alvenaria sem reaproveitamento.

O projeto urbanístico contempla, ainda, reforma na mureta lateral, com bancos em toda sua extensão do píer e intervenções no piso, com faixas de alto e baixo fluxo para pedestres e ciclistas.

Todo o trabalho conta com a participação de duas artistas locais que assinam a arte presente nos pergolados, bancos e muretas de segurança das escadas laterais que descem para o rio. Os investimentos são do Governo do Estado.

“Essa é uma obra inacabada há mais de uma década. Em breve, estará totalmente apta a funcionar como uma grande área de apreciação pública”, enfatiza o secretário da Seinf, David Covre.

 Próximos passos

Estão em fase de execução o projeto de iluminação e de construção de um deck de área molhada, trabalhado em madeira de lei e mais resistente aos ambientes úmidos. O deck terá rampa e acessibilidade para os diversos públicos.

O píer vai contar com um chafariz projetado para fornecer água de forma decorativa, que vai servir como ambiente de descanso e contemplação.