Aprovada na Câmara dos Deputados na 5ª feira (6 jul.2023), a reforma tributária só deve ser analisada pelo Senado no 2º semestre. Além disso, o texto deve ser alvo de diversas modificações e uma análise demorada. Os senadores também indicam que será um longo processo até que se chegue a um consenso sobre a PEC.

NOVO HE: MAIS UM AVANÇO

A luta pela construção do novo Hospital de Emergências de Macapá sempre foi uma das prioridades do senador Davi. Primeiro foi a conquista do terreno, depois, garantia dos recursos para a obra e a recente etapa vencida foi a publicação do Edital para licitação no Diário Oficial do Estado.

LUTA QUE VALE A PENA

Uma luta iniciada no governo Waldez e que hoje é uma prioridade no governo Clécio. Lembrar que, depois de 60 anos de espera, o Hospital de Emergência Oswaldo Cruz vai ficar em condições de transformar a saúde pública no Estado do Amapá. O senador Davi tem repetido que “compromisso de campanha é coisa séria”.

CENSO 2022 – RESULTADO NÃO ACEITO

Publicada no dia 28 de junho de 2023, o Censo de 2022 não para de ser avaliado pelos prefeitos municipais e já ecoa com vozes de governadores de estado. No Amapá, por exemplo, todos os 16 municípios tiveram a sua população, estimada pelo próprio IBGE, diminuída. Macapá foi quem mais perdeu população, passou de 522.157 para 442.933.

CENSO 2022 – PRIMEIRAS DESCULPAS

Segundo o IBGE, a realização do Censo 2022 passou por diversas barreiras como corte no orçamento e a pandemia de covid-19, além de dificuldades na contratação de recenseadores. Nesse caso, o motivo era o valor do pagamento, considerado baixo e sem atração diante de um mercado de trabalho que naquele momento oferecia salários mais altos.

CENSO 2022 – CRÍTICAS DE ESPECIALISTAS

O ex-presidente do IBGE, Roberto Olinto, defende a realização de auditoria sobre os dados preliminares do Censo Demográfico 2022, por entender que as informações não são ‘confiáveis’. O especialista criticou decisões técnicas, metodológicas e orçamentárias tomadas pela presidente do instituto, Susana Cordeiro Guerra.