Josiel Alcolumbre – Jornalista

A função do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá tem ações escritas e não escritas. Na semana que passou o prefeito de Kourou, François Ringuet, e os senhores Jan Du e Jean Luc Dadivas, do grupo U, rede atacadista francesa, foram recebidos pelo presidente do CD do Sebrae no Amapá para avaliar situações empresariais, uma vez que a rede atacadista francesa tem interesse em realizar parcerias comerciais com o Amapá.

Atualmente, os guianenses são governados pela Assembleia da Guiana Francesa, presidida por Rodolphe Alexandre. A moeda local é o euro e, ainda que a língua oficial seja o francês, boa parte da população fala um dialeto de base francesa.

As conversas iniciais podem evoluir para a troca de interesses que possam atender o Estado do Amapá e a Guiana Francesa, considerando a proximidade e a possibilidade de ser estabelecida uma fronteira fiscal com esse objetivo.

Esta semana, também, foi encerrado no Sebrae do Amapá, um projeto que se desenvolve desde o começo do ano e que tinha previsão para encerrar com o fim do primeiro semestre de 2023. Trata-se do 2.º ciclo das jornadas de produtividade e transformação digital.

Para finalizar a jornada o Sebrae do Amapá reuniu 160 participantes para o encerramento das jornadas ALI Produtividade e ALI Transformação Digital, com o objetivo de celebrar os resultados obtidos pelos empreendedores, empresários e agentes locais de inovação.

Durante o evento pude destacar que o aprendizado adquirido será útil para desenvolver os pequenos negócios no estado, acrescentando que a união é um dos fatores principais par melhorar o ambiente de negócio no Amapá.

Já no final de semana, o time do Sebrae do Amapá, estava na fronteira desenvolvendo o seu mister e apoiando os pequenos negócios.

O time é bom!