Josiel Alcolumbre – Jornalista

O Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Amapá é uma entidade privada, sem fins lucrativos, e um forte agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento. Foi criado para dar apoio aos micros e pequenos negócios em 1980.

Tem como um dos seus objetivos estimular o empreendedorismo em todo o Amapá e, por isso, é um dos grandes incentivadores da realização da 52.º Expofeira Agropecuária que será realizada no final de setembro e começo de outubro, momento em que tornará o foco das atenções dos micros e pequenos empreendedores entre os grandes empresários do primeiro setor da economia.

O atendimento individualizado na sede, em Macapá, nos escritórios já instalados de Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari e no escritório em instalação para atender a região dos lagos no meio Norte do Estado, é referência quando o assunto é micro e pequeno negócio.

Informações, consultorias, cursos, publicações e premiações fazem parte daquele atendimento individualizado.

Desde 9 de dezembro de 1980 quando surgiu o Sebrae, à época chamado de NAE (Núcleo de Assistência Empresarial), depois CEAG (Centro de Apoio à Pequena e Média empresa) e, em seguida, modificado para Centro Brasileiro de Assistência Gerencial à Pequena e Média Empresa – CEBRAE, para 10 anos depois, em 9 de outubro de 1990, através do Decreto n.º 99.570, ser alterada a denominação para Serviço de Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – Sebrae.

Essa marca cresceu com o tempo em todo o Brasil. Cresceu e contribuiu fortemente para que os pequenos e microempreendedores transformassem o setor de serviço naquele que mais emprega e mais fortalece os pequenos negócios.

No Amapá o empenho e a dedicação de uma equipe têm acompanhado a evolução técnica e tecnológica, sendo uma entidade de referência e de grande prestígio no Estado, participando de grandes empreendimentos como a Expofeira Agropecuária e tornando popular procedimentos avançados que são utilizados nos negócios.