A ordem de serviço foi dada durante a visita do governador ao local. A reforma foi orçada em R$ 308.473,57

O governador Clécio Luís assinou na quarta-feira, 23/08, a ordem de serviço para o início da reforma emergencial da ponte em madeira sobre o rio Santo Antônio da Pedreira, localizada no quilômetro 45 da Rodovia AP-070. A medida é necessária para não interromper o intenso fluxo de veículos na região que liga a capital, aos municípios de Cutias e Itaubal.

A iniciativa atende a um pedido da comunidade e é mais um investimento do Governo do Estado em Macapá, que também elabora o projeto de construção de uma ponte em concreto.

A intervenção é temporária e as obras estão previstas para iniciar na segunda-feira, 28/08. Será feita a substituição de peças estruturais como: pilares, longarinas, pranchetas, deslizantes, guarda-corpo e outras partes que estão danificadas.

No local, o governador Clécio assim se manifestou: “Hoje anunciamos a reforma emergencial da ponte, mas já estamos trabalhando no projeto de uma estrutura definitiva, que será em concreto. Foi um pedido nosso ao Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC]. Além disso, o senador Davi Alcolumbre se colocou à disposição para alocar emenda de bancada nesta obra. Portanto, espero ano que vem voltar aqui para entregar a ordem de serviço para construção da ponte definitiva. Até porque ela virou um corredor econômico com o escoamento de produtos da agricultura familiar, grãos, entre outros”.

A reforma emergencial está orçada em R$ 308.473,57, fruto de emenda impositiva do deputado estadual, Júnior Favacho e mais contrapartida do Governo do Estado. Os serviços serão executados pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) com o intuito de garantir mais segurança na mobilidade da população e trafegabilidade. Durante a execução das obras haverá interdição parcial da ponte.

O Governador Clécio fez questão de ir até à comunidade falar sobre a obra que é urgente. Anunciou a ponte de concreto. (Foto: Netto Lacerda/GEA).

Haverá interdição para que a empresa possa executar os serviços. A ponte está em um estado precário e necessita de intervenções urgentes. Pretende a Secretaria de Transportes restabelecer a trafegabilidade e mobilidade da população sem demora.

O tráfego de veículos é intenso no local, por conta do acesso da estrada que liga a capital aos municípios de Itaubal e Cutias. A ponte em madeira tem 108 metros de extensão e atende aos  moradores de Santo Antônio da Pedreira e mais 76 comunidades ribeirinhas e rurais do entorno da área.