O senador Davi alcolumbre participa da entrega da Autorização de Exploração Florestal

Desde o começo da vida pública que a melhoria da qualidade de vida da população tem sido uma das preocupações do senador Davi Alcolumbre (União Brasil/AP). Já se consegue listar uma parcela significativa de ações decorrente do mandato do senador e que estão transformando a vida da gente do Amapá e, especialmente, de Laranjal do Jari.

Com Autex (autorização de exploração florestal), a empresa pode retomar as atividades e iniciar um novo ciclo aliando o respeito à biodiversidade e ao mercado (Foto: Arquivo JAA).

Recentemente o senador participou da entrega da Autorização de Exploração Florestal para o plano de manejo florestal sustentável de iniciativa privada, em Laranjal do Jari, que vai gerar mais de 500 empregos no município.

Também houve a entrega de obras como a da Feira do Peixe, Casa do Agricultor, Farmácia do Povo, Centro de Reabilitação e Espaço Céu Azul, todos com a participação direta, no processo de viabilização, do mandato de senador.

Ao lado do governador Clécio Luís, do prefeito Marcio Serrão e da deputado Alliny Serrão, temos conseguido desenvolver projetos e realizar trabalhos que estão desenvolvendo, a olhos vistos, o município de Laranjal do Jari.

A exploração florestal está apoiada e justificada no Plano de Manejo Florestal Sustentável da Agregue que prevê a exploração, por ano, de mais de 55 mil metros cúbicos de 14 espécies comerciais, em uma área de 100 mil hectares.

“Nós participamos ativamente da defesa desse projeto. A implantação de uma indústria para o manejo sustentável, que respeite o meio ambiente e faça o estado se desenvolver economicamente, sempre foi nosso objetivo. Vamos ter mais emprego para a comunidade do Vale do Jari.

A economia ficará aquecida com a circulação de renda. Isso é bom para todo mundo, para o dono do comércio, da farmácia, para o chefe de família que vai levar comida pra mesa. São 500 empregos gerados numa região com muitas dificuldades, mas com potencialidades”, destacou o senador Davi Alcolumbre.

Com a Autex, a empresa pode retomar as atividades e iniciar um novo ciclo de trabalho aliando o respeito à biodiversidade e ao mercado de trabalho. O engenheiro florestal Madson Martins, de Monte Dourado (PA), é um dos trabalhadores beneficiados.

Desenvolvimento sustentável

Quando empresas se propõem a solicitar a Autex, é necessário cumprir uma série de requisitos que respeitam a natureza, quem vive nela e as legislações brasileira e amapaense, explica a secretária de Meio Ambiente, Taísa Mendonça.