A chuva de sexta-feira deixou o prefeito de Macapá em maus lençóis. Ocorre que muitas das ruas que foram asfaltadas sem levar em consideração a drenagem necessária das águas de chuva transformaram os motivos de festa em “dor de cabeça”. As águas invadiram casas que nunca haviam enfrentado esse problema. E foram apenas 30 minutos de chuva.

 ELEIÇÕES NO SENADO

Já há um movimento forte no Senado da República para o retorno do Senador Davi à presidência da Casa e, em consequência, à presidência do Congresso Nacional. A primeira passada do amapaense pelo mais alto posto do Legislativo Brasileiro é considerada muito boa e isso está credenciando o atual presidente da CCJ do Senado à Presidência da Casa.

FVG E A RESPONSABILIDADE SOCIAL

Conforme proliferam-se ações e iniciativas ligadas aos âmbitos privado e do terceiro setor, torna-se cada vez mais urgente envolver todas as instâncias da sociedade para pensar em estratégias para a construção de uma governança sólida e transparente. A FGV quer discutir o tema no Fórum de Lisboa, ainda este ano.

ENDIVIDAMENTO

Endividamento cresce 7,2% e atinge 66,8 milhões em agosto. Confederação de lojistas afirma que 40,9% da população adulta do país está inadimplente; média das dívidas é de R$4.108,89. O número de inadimplentes no Brasil subiu 7,17% em agosto frente ao Mesmo mês de 2022 depois de dois meses de quedas consecutivas.

ACORDO

Brasileiros poderão utilizar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para dirigir em Portugal sem precisar trocar de documento. Os portugueses também vão conseguir conduzir veículos no Brasil com a mesma facilidade. A medida faz parte de um acordo de reciprocidade fechado entre os governos dos 2 países na 6ª feira (22.set.2023).

COISA JULGADA

O Supremo Tribunal Federal começou a analisar na sexta-feira (22) um novo pedido de modulação de efeitos da decisão que definiu os limites da coisa julgada em matéria tributária. Por meio de embargos de declaração, os contribuintes pedem que o entendimento produza efeitos a partir de 2023.