Destaca que o Estado tem 30% de sua área constituindo o maior parque florestal do mundo.

O senador amapaense Davi alcolumbre esteve em Washington, Estados Unidos da América, em delegação representativa do Senado Brasileiro, comandada pelo seu presidente senador Rodrigo Pacheco.

Davi Alcolumbre e o presidente Rodrigo Pacheco têm propostas para a compensação ao povo do Amapá (Foto: Arquivo do JAA).

Na agenda em Washington (EUA), o parlamentar amapaense acompanhou Rodrigo Pacheco a sede do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, que tem como presidente um brasileiro, Ilan Goldfajn. “Tivemos oportunidade de discutir, entre outras pautas, as perspectivas de empréstimos a projetos desenvolvidos no Brasil.”

“Como senador amapaense e da Amazônia, defendi a importância da compensação ambiental para desenvolver nosso estado de forma sustentável e responsável.

O Amapá já dá uma contribuição relevante à humanidade devido os 73% do território em áreas protegidas. O Estado do Amapá possui o maior parque de floresta tropical do planeta que é o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, que ocupa quase 30% do território amapaense.

Nesse momento o Estado do Amapá precisa ter a oportunidade de buscar e conseguir, no plano internacional, a compensação necessária para que possa oferecer à população do estado as condições de melhoria contínua da qualidade de vida.”

O presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, destacou que há apreensão nos Estados Unidos em relação ao comportamento do Brasil e defendeu que a postura do país nas relações internacionais não pode refletir apenas pensamento do Executivo.

Da sessão de abertura, que aconteceu às nove e meia da manhã, participaram Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado; Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da CCJ do Senado; João Doria, ex-governador de São Paulo; Luiz Fernando Furlan, chairman do Lide; Fernanda Baggio, presidente do Lide Washington; Roberto Gianetti da Fonseca, economista e ex-secretário-executivo da Camex; João Doria Neto, presidente do Lide.