Na sessão especial foram prestadas homenagens ao Estado e ao povo do Amapá.

O momento em que o governador Clécio discursa durante a sessão comemorativa no Congresso Nacional.

O governador Clécio Luís participou, dia 11, no Senado Federal, em Brasília-DF, da celebração referente aos 80 anos de criação do Amapá. A sessão especial, que reuniu personalidades políticas e culturais, foi proposta e presidida pelo senador amapaense, Randolfe Rodrigues, líder do Governo Federal no Congresso Nacional.

Em seu discurso, o governador enalteceu a construção política do estado e a luta pelo direito ao desenvolvimento do povo amapaense.

Disse o governador: “Vale muito o que nos fez chegar até aqui, mas vale mais ainda o que virá. Como queremos estar nos próximos 20 anos. O que queremos para o Amapá, como sociedade, povo, quando completarmos 100 anos. O melhor presente é apontar para o futuro que podemos construir juntos”.

O respeito e a liberdade para definir regras de sustentabilidade para o crescimento econômico do Amapá, com gerência sobre a definição das políticas públicas adequadas sobre o próprio meio ambiente, também foi destacada.

O direito ao desenvolvimento social e humano também foi enfatizado como a luta que está sendo travada pelo povo amapaense que merece um futuro de igualdade e prosperidade.

Voltou o governador dizendo que: “Não queremos ser olhados como santuário, essa visão de santuário, visão de pulmão do mundo, nos impedem de nos desenvolver como seres humanos, como brasileiros que têm o direito de sonhar com o melhor desse país. Nossas mães amapaenses, quilombolas, indígenas, ribeirinhas, do Oiapoque ao Jari, têm o direito de sonhar com desenvolvimento econômico e social. Precisamos compatibilizar nossa preservação com o desenvolvimento, por uma questão de sobrevivência e dignidade. Temos que virar essa página”.

A celebração no Senado Federal faz parte da programação “Amapá 80 Anos”, que continuou na capital política do país com exposições de artes e de produtos produzidos no hoje Estado do Amapá.