As orientações foram exaustivamente debatidas e são parte importante do evento e da segurança.

Se é que ainda existia alguma dúvida sobre a oportunidade de ser restabelecida a normalidade com a realização da Expofeira Agropecuária com perspectiva de bons resultados econômicos e uma excelente oportunidade de lazer, os primeiros dias confirmaram a decisão acertada do Governo do Estado com a presença de mais de 300 mil participantes e visitantes às instalações de Expofeira 2023.

Até o dia 8 de outubro, a programação vai se desenrolar no Parque de Exposições da Fazendinha (Foto: Ascom/Gea).

A 52ª edição do evento aquece a economia e fortalece a cultura em um espaço de 330 milm², que reúne 800 estandes de vendas de produtos e 600 atrações, entre artistas locais e nacionais na programação cultural.

A programação, que começou a ser executada no dia 29 de setembro, vai se estender até o dia 8 de outubro no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) elaborou um guia com 10 indicações sobre a 52.ª Expofeira, com o objetivo de alertar o público sobre conteúdos duvidosos que podem ser disseminados nas redes sociais, garantindo que:

01 – Não haverá programação da 52.ª Expofeira fora no Parque de Exposição da Fazendinha, no distrito da Fazendinha ou em Macapá.

02 – Os shows nacionais são totalmente gratuitos para o público durante toda a programação do evento. As apresentações estão acontecendo na Arena de shows, com espaço amplo, segurança e estrutura moderna, com comercialização de camarotes por parte de boates, sendo uma escolha opcional do espectador adquirir ou não o ingresso.

03 – Por meio de edital, lançado no início de setembro, o Governo do Amapá destinou 589 vagas para artistas locais de diversos segmentos da cultura amapaense, como música, teatro, dança, artes visuais, cultura indígena, grupos de marabaixo, audiovisual, entre outros. Ao todo, serão dez áreas para artistas locais expressarem a arte amapaense na 52ª Expofeira.

04 – Desde às 8 horas de cada dia os serviços voltados ao público estarão disponíveis nos estandes. As programações culturais com artistas locais e nacionais começam às 18 horas.

05 – Com relação à entrada de menores na Expofeira, eles devem estar devidamente acompanhados de seus responsáveis. A programação da feira terá Parque de Diversões com diversos brinquedos e um dos maiores shows infantis do Brasil, o Villa Kids Festival, no dia 5 de outubro.

06 – Seja para esclarecer dúvidas ou obter qualquer informação a organização informa que devem ser utilizadas as redes sociais do Governo do Amapá no Instagram, Facebook e Twitter. O aplicativo oficial da 52ª Expofeira do Amapá está disponível nos aparelhos Android e IOS, onde o usuário pode se cadastrar, acessar as notícias da Expofeira, verificar a programação completa dos shows, eventos e ferramentas para ajudar a guiar até os estandes do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

07 – A orientação para chegar ao Parque de Exposições da Fazendinha é que as pessoas optem por deixar o veículo em casa e utilizem o transporte coletivo ou alternativo durante a 52ª Expofeira.

08 – Com relação ao policiamento, a 52.ª Expofeira está com um plano de policiamento muito reforçado. Serão mais de 4,6 mil agentes das Polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Iapen e Detran atuando na segurança do evento, com policiamento aéreo, a pé e monitoramento por drones.

09 – Com relação ao atendimento de emergência, a organização da Expofeira mantém dois postos médicos fixos e dois postos médicos móveis, compostos por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de suporte avançado e outra ambulância de suporte básico à saúde. As equipes são formadas por 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estarão direcionados exclusivamente aos atendimentos em saúde do evento.

10 – Não serão permitidos e por isso não devem ser levados à Expofeira, nenhum objeto cortante ou perfurante, que tenha potencial de risco à integridade física dos participantes; também não são permitidos garrafas de vidro, navalha, bisturi, faca, lâmina de barbear.