A anotação foi feita no momento da aula prática do professor-juiz Diego Araújo.

Registro dos acadêmicos de Direito por ocasião o júri simulado. (Foto: ASCOM/Tjap).

Esta semana o Plenário do Fórum Desembargador Leal de Mira recebeu um grupo de 20 acadêmicos do primeiro semestre do curso de Direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Na oportunidade, os acadêmicos participaram de um Júri Simulado.

A dinâmica teve como objetivo apresentar aos estudantes o funcionamento de um Tribunal do Júri. A aula prática foi ministrada pelo titular da 1ª Vara Criminal de Macapá, juiz Diego Moura de Araújo, que também é professor dos estudantes da Unifap.

O Júri Simulado une a teoria com a prática e é um momento de desenvolver o senso crítico, expressão e raciocínio dos alunos em uma simulação de júri popular, onde os participantes interpretam o papel dos personagens envolvidos em um júri real.

Nas funções de juízes, jurados, promotores, advogados, testemunhas e espectadores, os alunos têm a oportunidade de estudar e simular os processos de um julgamento por crime doloso contra a vida.

Parte da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito da Unifap, o juiz Diego Moura levou um processo fictício para a dinâmica. “Do que se estuda em sala de aula do curso de direito, o julgamento simulado é a forma prática dos acadêmicos viverem o clima que envolve uma sessão no tribunal de júri”, esclareceu o magistrado.

A acadêmica Annye Gabrielly Gonçalves destacou que a experiência foi valiosa, na medida em que o simulado possibilitou colocar à prova o aprendizado da sala de aula, e dá um gás a mais na escolha do seu curso, na visualização do seu futuro profissional, e que vai ajudar a sociedade na defesa de seus interesses.