O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap) coordena o Comitê Estadual da Primeira Infância no Amapá e as conferências serão realizadas em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA), Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) e Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap).

LONGE

Conforme o Censo Escolar, o acesso à pré-escola está à beira da universalização, com 91,7% das crianças atendidas. Porém, a oferta de vagas nas creches é de apenas 32,7% do total necessário – o que está longe da meta estipulada pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que fala em atender, pelo menos, 50% das crianças de 0 a 3 anos até 2024.

CINCO DICAS

Cinco dicas para estimular o desenvolvimento na primeira infância; 1) conversar e interagir com a família. Nessa fase, o contato e afeto tem interferência direta no aprendizado; 2) brincar. Como já falamos aqui no blog, brincar é coisa séria; 3) ouvir música; ter uma alimentação equilibrada; e 5) ler e contar histórias.

AMBIENTE FAMILIAR

A primeira socialização da criança é no ambiente familiar. É neste momento, que por intermédio dos pais, irmãos e demais integrantes da família, algumas de suas habilidades são desenvolvidas. Porém, na maioria das vezes, não são utilizados métodos pedagógicos, ocasionando um déficit na aprendizagem.

AMBIENTE ESCOLAR

Na escola é onde a segunda socialização acontece. Em um ambiente coletivo, as relações são mediadas pelo professor que, além de ensinar, possui especialização para lidar com diversas situações, estimulando o desenvolvimento das habilidades cognitivas e comportamentais do aluno.

PESSOAS DIFERENTES

É na Educação Infantil que as crianças convivem com pessoas diferentes e, por isso, desenvolvem tolerância, responsabilidade, respeito, dentre outras atitudes positivas; o que expande suas habilidades sociais e faz com que, no futuro, tenham facilidade de se comunicar, trabalhar em equipe e enfrentar suas dificuldades com segurança.