Foram realizadas no domingo as eleições para os três conselhos tutelares de Macapá, como nos demais municípios. Em Macapá foram eleitos 5 conselheiros e 5 suplentes para a Zona Norte, a Zona Sul e a Zona Oeste. O mandato a ser cumprido por cada um dos conselheiros é de 4 anos. O TRE colaborou, o MP/AP fiscalizou e o povo votou.

CONSELHEIROS ELEITOS

Zona sul: Rosane, Edna, Cris Souza, Huelma e Josy; Zona Norte: Nikolas, Edvan, Márcio Valois, Elizete e Thiago Lopes; Zona Oeste: Pastora Rosane, Camila, Cláudia, Osvaldo e José Dias. A posse dos novos conselheiros e seus respectivos suplentes ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2024 conforme prevê o edital. A remuneração do cargo para o exercício da função é de R$ 3.858,81

 SUPER-RICOS

O projeto de lei que altera a tributação dos fundos exclusivos, conhecidos como fundos dos super-ricos e prevê a taxação dos fundos offshore, está na pauta da Câmara dos Deputados, em Brasília, para ser votado. A matéria é uma das prioridades do Ministério da Fazenda para aumentar a arrecadação e dar sustentabilidade ao arcabouço fiscal.

ELOGIOS

Delma Barbosa, pelas suas redes sociais largou elogios para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Josiel alcolumbre, falando sobre a feira dos produtos do campo, no Sebrae. Referia-se, especificamente, sobre o Cantinho das Plantas que se destaca no ambiente de negócios.

 CARABAO

O Furioso do Marajó invadiu a Expofeira e o público lotou o Parque de Exposições da Fazendinha para dançar as marcantes do Carabao, que proporcionou um show histórico com recorde de público. O governador Clécio Luís foi muito cumprimentado pela organização da Expofeira e pelo sucesso da empreitada.

CCJ DO SENADO

A CCJ do Senado aprovou a PEC 8/2021, limitando decisões monocráticas no Judiciário e que define prazos para pedidos de vista e análise de mérito depois da concessão de liminares. A matéria seguiu para votação no plenário. Para o senador Davi, presidente da CCJ, é dever da Comissão pautar e votar as matérias.

DIA MUNDIAL DO SORRISO

Data móvel comemorada anualmente na primeira sexta-feira do mês de outubro. O Dia Mundial do Sorriso foi comemorado pela primeira vez em 1999 e, desde então, vem ganhando adeptos. No Brasil, as empresas fazem campanhas publicitárias específicas e aproveitam a data para comunicar seus produtos aos consumidores. A data foi criada a pedido do desenhista americano Harvey Ball (1921-2001), autor do círculo amarelo sorridente, que se tornou um ícone mundial. Ball nunca registrou sua criação, e nem detinha os direitos de copyright e, desta maneira, não enriqueceu com seu famoso símbolo.