A iniciativa foi em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil no dia 20 de novembro.

Com o objetivo de mobilizar a sociedade e reafirmar o compromisso do Poder Judiciário com uma sociedade igualitária, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) ouviu o chamado da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e realizou, no sábado, 18/11, a 3.ª Caminhada Negra edição 2023, na capital amapaense.

Na ocasião da caminhada, juízes do TJAP e demais participantes contemplaram roteiros que narram a trajetória do povo negro em pontos turísticos da cidade, em uma caminhada que saiu do Mercado Central de Macapá e encerrou na União dos Negros do Amapá (UNA), no bairro do Laguinho.

Segundo a juíza Elayne Cantuária, ouvidora da mulher do TJAP e responsável pela edição da caminhada no Amapá, a iniciativa é uma forma de mostrar para a população a importância não só da data que marca o dia da consciência negra, mas da história do próprio povo.

Disse a magistrada: “Foi um dia de aprendizado, um dia para reverenciarmos o papel da cultura negra para o crescimento e história do nosso estado. Ou seja, um momento de entendermos também a correlação que a nossa cidade tem com a cultura e com o povo negro”.

A caminhada aconteceu em 14 capitais brasileiras. Em Brasília (DF), a caminhada ocorrerá dia 25 de novembro de 2023. Para o presidente da Associação dos Magistrados do Amapá (AMAAP), juiz Marcos Quintas, “a participação dos colegas faz da experiência ainda mais enriquecedora e nos une ainda mais com a cidade e a comunidade nessa imersão histórica”.

Também presentes os juízes Luiz Carlos Kopes Brandão, Larissa Antunes, familiares dos magistrados, servidores do TJAP e o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Amapá (Anoreg), Victor Vales.

 Sobre a data

Comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é feriado no Amapá e em mais cinco estados (Alagoas, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo). As capitais João Pessoa (PB), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO) também reconhecem o dia 20 de novembro como feriado. A data simboliza a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e grande símbolo da luta dos negros contra a escravidão.