No final de semana o ministro Waldez, o governador Clécio, o senador Davi, conversaram com a comunidade do distrito.

O anúncio foi feito no sábado, dia 18/11, durante ação humanitária do Governo na Região (Fotos: Netto Lacerda/GEA).

O senador da República Davi Alcolumbre, o governador do Estado Clécio Luís, o ministro Waldez Góes participaram, no distrito do Bailique, na Vila Progresso, de uma programação oficial que teve o objetivo de dialogar, diretamente com a comunidade sobre a reestrutura da Escola Bosque da Vila Progresso e apresentar o projeto para a construção do novo prédio com recursos de emenda parlamentar de R$ 8 milhões, possibilitada pelo empenho do senador Davi.

O governador Clécio garantiu para a comunidade que irá “homologar e pactuar a licitação para que a empresa inicie a obra já em janeiro do ano que vem, o que deve levar seis meses até a finalização, mas sabemos que, nesse meio tempo, ocorre o fenômeno das terras caídas. Não queremos que os alunos parem de estudar, por isso, vamos adequar o prédio de acordo com a situação vivida. Vamos buscar todas as soluções possíveis, mas é um compromisso nosso de que as aulas não vão parar”.

Para o secretário de Infraestrutura do estado, David Covre, a obra demoraria em média 2 anos, mas será utilizado uma metodologia construtiva para acelerar a construção. O prédio terá eficiência térmica, ou seja, com menos consumo de energia elétrica, ambientes climatizados, arejados e adequados para o ambiente da escola.

Por ser de tempo integral, possuirá redário, laboratório, área para o corpo pedagógico, entre outros espaços, que irão facilitar quem estuda e trabalha na Escola Bosque. Informou, também, que o processo licitatório da nova Escola Bosque já foi estartado, com a garantia que, até o início da obra, haverá possibilidade de serem feitos ajustes no projeto original.

Garantiu, o secretário de Infraestrutura do Governo do Estado que a comunidade escolar será consultada, pela Secretaria de Educação, para saber como os alunos, professores e pais de alunos, parte importante do ambiente educacional, preferem que o prédio seja.

A região do Bailique sofre pelo fenômeno das terras caídas e isso também foi pensado para elaboração do projeto, pois uma grande preocupação da população é a preservação do prédio, pensando nos possíveis problemas futuros devido ao fenômeno da natureza.

Por isso, o prédio da escola deverá ser construído distante cerca de 250 metros de onde está atualmente para que a erosão demore a chegar até o novo prédio. Se, em uma eventualidade chegar, está prevista a possibilidade de desmontar a estrutura que vai aplicar tecnologia adequada a este procedimento, pelo menos foi o que garantiu o secretário em seu discurso.

A Escola Bosque completou 25 anos de instalação e nunca passou por uma grande reforma. A unidade escolar localizada no arquipélago, pertencente ao município de Macapá, conta com 8 salas de aula, mais espaços administrativos.

Atualmente, são com 453 alunos matriculados no 8° e 9° ano, além do Ensino Médio Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental. Possui 71 profissionais, entre professores, servidores e barqueiros.