O Viva Santana tem apoio do Governo do Estado e do senador Davi e do Sebrae/AP.

Prefeito Bala Rocha e autoridades por ocasião do lançamento do programa Viva Santana (Foto: Crisyiano Mendes/ Prefeitura de Santana).

Com uma programação cultural envolvendo diversos segmentos, o projeto “Viva Santana” foi lançado na segunda-feira, 20/11. O evento, com dois meses de duração, tem objetivo de proporcionar à população momentos de lazer, homenagens e celebrações, em comemoração aos 36 anos de criação de Santana.

O Governo do Estado é um dos parceiros do evento, promovido pela Prefeitura de Santana, destinando recursos de convênio para o projeto, que também conta com apoio do senador Davi Alcolumbre e do Sebrae Amapá.

A programação foi preparada para compartilhar as riquezas culturais, gastronômicas e produções técnicas feitas no município. Nesta sexta-feira, dia 24, o Festival de Batuque e Marabaixo, abre a programação que segue até dezembro.

 

No lançamento oficial do “Viva Santana” o vice-governador do Amapá, Antônio Teles Júnior, destacou as possibilidades de valorização econômica e cultural propostas pelas atividades que serão desenvolvidas.

“Esse é um importante evento cultural, econômico e esportivo que com certeza vai estimular a economia, a interação comunitária e é claro que o Governo do Estado é um dos parceiros dessa iniciativa. O Viva Santana envolve diversas atividades, fortalecendo a cidade, por isso parabéns ao município e aos seus cidadãos santanenses”, reforçou Teles Júnior.

Mais de dez eventos estão oficialmente programados para ocorrer na cidade de Santana e em seus distritos. As programações esportivas e culturais formam uma grade de acontecimentos destinada a impulsionar a economia local e garantir entretenimento e comodidade ao público. O evento contará com o festival gastronômico, “Santana Sabores”, oficinas, maratona, cantata natalina, virada cultural e réveillon.

“Esse é um momento histórico, porque o Viva Santana, neste lançamento, já está criando o sentimento de expectativa em todos nós. Esse é um projeto que só está sendo possível por conta das parcerias com o Governo do Estado, senador Davi Alcolumbre e Sebrae Amapá, então é um momento de gratidão e celebração para o município”, explicou o prefeito Bala Rocha.

O festival Santana Sabores, que ocorre de 1º a 3 de dezembro, contará com 17 empreendimentos gastronômicos do próprio município, evidenciando a culinária e o empreendedorismo realizado na cidade. Serão comercializados pratos regionalizados ao preço único de R$ 20,00 e com expectativa de movimentar até R$1,5 milhão em três dias de evento, que conta com a parceria do Sebrae.

É um projeto que resgata a cultura, a educação, com participação do Sebrae para a consolidação do empreendedorismo que vem para participar da agenda cultural, folclórica, turística e gastronômica tão rica de Santana, contando com emenda do senador Davi e apoio do Governo do Estado.

O ponto alto das celebrações ocorre entre os dias 15, 16 e 17 de dezembro, este último, dia do aniversário de Santana. Durante três dias, será montado um corredor da folia na Avenida Santana com apresentações culturais, shows e área gastronômica.

No espaço também vai ocorrer a feira InovaTech, voltada para desenvolver a economia e proporcionar a geração de emprego. A ideia é levar empresários para o município. A programação encerra dia 31 de dezembro, com Réveillon na Avenida Santana.