Josiel Alcolumbre (Sebrae/AP), Teles Jr. (GEA), Dorinaldo Malafaia (Parlamento), entre outros, estiveram na Europa.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae do Amapá, Josiel alcolumbre, a superintendente do Sebrae/AP, Alcilene Cavalcante, o vice-governador do Estado, Teles Júnior, o deputado federal, Dorinaldo Malafaia, representando o parlamento brasileiro, a diretora do Senai/AP, Aline Vieira, o secretário de Estado Lucas Abrão, em missão, percorreram as principais regiões produtivas e de negócios formados por micro e pequenas empresas na Itália, no começo do mês de novembro.

Josiel Alcolumbre liderou a missão que foi à Região de Marche, na Itália, para conhecer as exigências do mercado internacional de móveis e outros produtos (Foto: Sebrae/AP).

Segundo o presidente do Sebrae/AP, Josiel alcolumbre, o Sebrae, o Senai e o Governo do Estado desenvolverão cadeias produtivas prioritárias para que os produtos possam entrar no mercado internacional.

Na avaliação do presidente do Sebrae/AP, “agora entraremos numa etapa de planejamento e atendimento às empresas, fazendo consultorias em design de inovação de produto, processo, transferência de tecnologia com pequenas indústrias e pequenas empresas italianas, e com institutos tecnológicos italianos”.

O modelo de negócio e a base econômica brasileiros diferem muito pouco da base econômica italiana que, também, privilegia os pequenos negócios. Desenvolvendo os modelos de negócio, o Amapá abre portas para realizar negócios com outros estados brasileiros e outros países, respeitando a biodiversidade, cuidando do meio ambiente, mostrando cultura, educação e criatividade própria do empreendedor amapaense.

Na cadeia produtiva da madeira há perspectiva de qualificação dos pequenos negócios produzindo partes, peças e componentes de alto valor agregado, na perspectiva de compor os móveis italianos, referência mundial de qualidade. A situação exige que os empreendedores amapaenses se valham do design, da criatividade e do bom acabamento para ter paridade com a produção italiana.

Perspectiva de Acordo

A assinatura de um acordo de cooperação com a Região de Marche e a parceria com o Centro Tecnológico para o setor de Madeira e Móveis (Cosmob) permitirão, ao Sebrae, promover a transferência de tecnologia, bem como a capacitação das empresas amapaenses, com a transferência de tecnologia nas áreas de qualidade, inovação, design, melhoria do processo produtivo e das competências técnicas e profissionais.

A expectativa da missão é viabilizar uma exposição de produtos amapaenses no Salão do Móvel de Milão, em abril de 2024 e, assim, demonstrar para o mercado internacional todo o potencial e oportunidade de negócio com as empresas amapaenses.

Foi iniciada a conversa com as autoridades da Embaixada do Brasil na Itália para que impulsionem, com divulgação, o Estado do Amapá e seus produtos no cenário internacional, em eventos institucionais e estratégicos como, por exemplo, a Noite do Chocolate Brasileiro, a mostra da Casa Brasil, a arte indígena na Mostra de Veneza, entre outras mostras de grande repercussão na Itália e fora da Itália.

Há disposição do Sebrae/AP formar uma rede de parceiros com instituições como as universidades, institutos tecnológicos e o Governo do Estado, no sentido de desenvolver as cadeias produtivas operacionais das micros e pequenas empresas amapaenses.