O ponto turístico mais tradicional conta com um dos palcos mias favorecidos para a apresentação dos artistas.

A restruturação gera empregos para profissionais como pedreiros, ajudantes e pintores. (Foto: Jhon Martins/GEA (Seinf).

O Governo do Amapá, através da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado – SEINF, está na fase final dos trabalhos de revitalização da estrutura do Balneário da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá, para os eventos do Réveillon Beira Rio 2024. O ponto turístico, às margens do Rio Amazonas, vai receber, no sábado, 30, mais de 30 artistas, entre eles, uma atração nacional: o cantor e compositor Zeca Baleiro.

Para preparar o ambiente, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) finaliza todos os serviços especialmente aqueles que consolidam a recuperação das estruturas das barracas, comprometidas pelo tempo, pintura de meio-fio, pintura de muretas, limpeza, capina e roçagem, modificando a aparência do local que se torna mais atrativo e mais seguro para receber os veranistas.

Também estão sendo finalizados os reparos da iluminação, dos elementos em madeira e das calçadas. Os serviços chegaram a ocupara até 20 profissionais como pedreiros, eletricistas e pintores.

A revitalização traz melhorias estruturais, tornando o ambiente mais atrativo para os frequentadores de todos os cantos do Amapá e dos turistas, não apenas durante o Réveillon. Outro grupo favorecido é o constituído pelos tradicionais empreendedores que exercem suas atividades no balneário mais famoso do município de Macapá, pela sua localização, infraestrutura e bucolismo.

Ao todo estão contratadas 10 atrações nacionais para o Réveillon da Beira Rio 2024 que, este ano, se estende para locais mais afastados do centro e da beira rio, chegando à Zona Norte, na Rodovia do Centenário, e à Zona Sul, no Balneário da Fazendinha.

Do projeto do fim deste ano e começo do outro, fazem parte mais de 50 artistas locais, além de fomento para que todos os outros municípios, que não Macapá, também se despeçam de 2023 e recebam 2024, com alegria e satisfação.

O Governo do Amapá assumiu a responsabilidade pelas estruturas de palco e iluminação, sendo a maior parte dos recursos disponíveis garantidos pelo Ministério do Turismo do Governo Federal, com verbas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre.

A realização dos eventos que acontecerão nos dias 30 e 31 de dezembro  e 1.º de janeiro de 2024, têm a coordenação das secretarias de Estado da Cultura (Secult) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur).