Organizado pela Embaixada da Áustria, encontro inédito ocorreu na quinta-feira, 25, em Brasília.

Atendendo a convite da Embaixada da Áustria, o governador Clécio Luís apresentou na quinta-feira, dia 25/01, em Brasília as potencialidades do Amapá na bioeconomia e os modelos de negócios inovadores e sustentáveis do estado para embaixadores de 38 países, em um encontro considerado histórico por reunir cerca de 20% das nações de diferentes partes do mundo, para ouvir o que o Amapá tem a dizer.

O momento em que o governador Clécio Luís cumprimentava autoridades ao lado do embaixador da Áustria, Stefan Scholz (Foto: Fabiana Figueiredo e João Paulo Gonçalves/GEA).

Embaixadores de países como Sérvia, Noruega, Macedônia do Norte, Suíça, Japão, Luxemburgo, Arábia Saudita, Marrocos, Espanha, Finlândia, Holanda, Dinamarca, Omã e Singapura, se mostraram surpresos com as iniciativas já implementadas pelo Governo do Estado e entusiasmados em conhecer o Amapá de perto.

O manejo florestal desenvolvido a partir do projeto sustentável de base comunitária da Associação dos Trabalhadores do Assentamento Agroextrativista do Maracá (Atexma), desenvolvido no município de Mazagão. O modelo é referência para o Brasil e o mundo, porque o uso da floresta é feito de forma inteligente, por meio do estudo de quais árvores podem ser exploradas, e com responsabilidade social, oferecendo o “Bolsa Floresta” às famílias da região.

Com o território mais preservado do país, o Amapá é um dos estados que integram a Região Amazônica com o mais baixo índice de desmatamento, no entanto, também apresenta um dos menores indicadores sociais e econômicos do país.

Investimentos de países mais desenvolvidos, como os que estavam no encontro com o governador, auxiliam na preservação da floresta e no fortalecimento das políticas públicas que proporcionam mais dignidade para os povos da Amazônia.

Aos embaixadores, o governador também destacou outros aspectos do Amapá, a exemplo do status de carbono negativo e de ter fronteira com um território de país europeu da Europa com a América Latina. Ainda foram mostradas iniciativas que visam melhorar a vida dos amapaenses e de quem investe no estado. São projetos que foram apresentados, inclusive, na COP28, realizada em Dubai no ano passado.

Os diplomatas se mostraram satisfeitos com o que o Amapá está fazendo e por conhecer projetos tão avançados, o que despertou o interesse em fazer uma visita com objetivo definido de conhecer e investir no Estado.

 Selo de origem

O Governo do Estado criou o Selo Amapá, que reconhece a origem de produtos que utilizam matéria-prima local. Durante o encontro, os embaixadores puderam conhecer alguns produtos certificados, entre eles, os rótulos dos vinhos de açaí produzido pela empresa Flor da Samaúma, do ex-senador amapaense e empresário, João Alberto Rodrigues Capiberibe, além dos produtos feitos de cacau nativo pela empresa Chocolates Cassiporé.

O açaí já é um dos alimentos da Amazônia mais consumidos em outras regiões do Brasil e de outros países, como na Sérvia, segundo relato da representante daquele país durante o encontro, Jelena Blazevic.

Convidado, o senador Randolfe Rodrigues citou o destaque que o Amapá ganhou com o encontro, afirmando que o Amapá viveu um momento importante e aproveitou para agradecer o empenho do embaixador da Áustria para tornar realidade o encontro.