A pesquisa foi realizado pelo Blog Do Jamil, de Pernambuco, e Ronaldo Caiado, de Goiás, ficou na 1.ª colocação.

O ranking dos 26 governadores de Estado e o do Distrito Federal (Arte e Fonte: Blog Do Jamildo).

Depois de realizar, pela primeira vez, pesquisa e publicar o resultado sobre o ranking nacional dos prefeitos, a Atlas levantou a aceitação dos governadores de estado de todo o país. A coleta de dados foi feita entre os dias 18 e 31 de dezembro de 2023.

De acordo com o levantamento, todos os governadores apresentaram índices de aprovação superiores a desaprovação, com duas exceções: Cláudio Castro (RJ), provavelmente por conta da crise na segurança pública, e Raquel Lyra, de Pernambuco. A empresa de pesquisa atribui o desempenho desfavorável ao contexto de problemas de governabilidade por conta da maioria incerta nas respectivas assembleias legislativas.

Tão ciosa da questão de gênero, a governadora tucana aparece com melhor aprovação pelos homens do que pelas mulheres, além dos mais ricos. A maior desaprovação ocorre entre os jovens e os católicos.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, concluiu o ano de 2023 com o maior nível de aprovação entre todos os governadores do país: 72%. Em seguida, em empate técnico, aparece Wanderlei Barbosa, o governador de Tocantins.

A região com o melhor nível aprovação dos governadores é a região Sul, por conta dos níveis altos de Eduardo Leite, Jorginho Mello e Ratinho Jr.

A região com o maior nível de desaprovação é a região Sudeste, seguida pela região Nordeste.

Os cinco primeiros governadores no ranking nacional são os seguintes com os respectivos percentuais de aprovação, desaprovação e daqueles que não sabem.

1.º lugar, Ronaldo Caiado/GO: com 72% – 14% – 14%

2.º lugar, Wanderley Barbosa/TO:    69% – 13% – 18%

3.º lugar, Antônio Denarium/ RR:      66% – 22% – 12%

4.º lugar, Jorginho Melo/SC:             65% – 20% – 15%

5.º lugar, Clécio Luís/AP:                   62% – 30% – 08%

A pesquisa ouviu 29.694 eleitores entre 18 e 31 de dezembro de 2023. Dependendo do tamanho de cada estado e consequentemente do tamanho da amostra, a margem de erro oscila entre 1 e 5 pontos percentuais (Fonte: Blog De Jamildo).