O encontro aconteceu na sede do Sebrae do Amapá no período de 23 a 26 de fevereiro de 2004.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre; a superintendente, Alcilene Cavalcante; a diretora técnica, Suelem Amoras; e o diretor de administração e finanças, Marcell Harb, junto ao governador do Estado, Clécio Luís Vieira; e a presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartup), Ingrid Barth receberam, na abertura oficial do encontro internacional Startup20, empreendedores nacionais e estrangeiros; agentes públicos e políticos.

O Amapá é o único estado da Amazônia a receber a reunião do G20 sobre inovação e tecnologia. O Startup20, aconteceu na sede do Sebrae, no período de 23 a 26 de fevereiro.

De acordo o presidente do Conselho do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, é com garra e persistência que estão construindo a visão de futuro que acreditam para o Amapá – de Estado mais inovador da Amazônia, pois os resultados em tão pouco tempo conquistados, os credenciam para conquistar resultados tão grandiosos, quanto o majestoso rio da capital, Macapá.

Autoridades do Estado e de fora do Estado perceberam a dimensão do encontro em Macapá (Fotos: Diretoria de Marketing do Sebrae e JAA).

O protagonismo que o nosso ecossistema de inovação e startups assume no Brasil e a oportunidade de conectar empreendedores com investidores de todo o mundo, foram fatores decisivos para o Sebrae e o GEA apoiarem a ABStartup, disse Josiel Alcolumbre, na abertura do Startup20.

Segundo a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, foram 3 dias inesquecíveis para o Amapá, para as startups e para a inovação, porque realizamos, com sucesso o Startup20, o grande evento de inovação, tecnologia e sustentabilidade que reuniu startups dos 20 países mais ricos do mundo no Amapá, no meio do mundo, discutindo assuntos importantes para o futuro da economia e da humanidade.

O encontro internacional Startup20, inédito no Brasil, é uma pré-COP30 para o estado, candidato a receber eventos da Conferência do Clima, da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), que será realizada no Pará em 2025.

A cerimônia de abertura recebeu a presença de várias autoridades, entre elas, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; senador Randolfe Rodrigues; vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador Mário Mazurek; procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Paulo Celso Ramos; deputada estadual, Edna Auzier; prefeito de Santana, Bala Rocha entre outros técnicos e gestores dos diversos Sebraes da Amazônia e do Brasil.