Processo contra Dr. Furlan também acusa o atual chefe do Executivo da cidade por abuso de poder econômico.

Em 2020, no primeiro turno Furlan obteve 16,03% dos votos, contra 29,47% do Josiel e, no segundo turno, 55,67% dos votos contra 44,33% do candidato Josiel (Foto: arquivo do JAA).

O Ministério Público Federal do Amapá pediu para o Tribunal Regional Eleitoral do estado reabrir a ação que julga o atual prefeito da capital Macapá, Dr. Furlan, pelos crimes de compra de votos e abuso de poder econômico. O pedido foi publicado agora em fevereiro.

O pedido ocorre após recurso da chapa de Josiel Alcolumbre, que entrou com ação contra o prefeito Furlan após a eleição de 2020. A decisão do TRE, à época, foi de arquivar o processo.

O MPF alega que o processo foi julgado com falhas, já que houve pedidos de oitivas de testemunhas e análise de provas, mas sem a manifestação do juiz, que extinguiu a ação. Na decisão, o MPF se manifestou reconhecendo o recurso e pediu para reabrir a ação em primeiro grau.

 Relembre o caso

Em 2022 uma investigação da Polícia Federal determinada pelo MPF investigou um suposto crime de caixa 2 do prefeito da cidade de Macapá, Antônio Furlan (Podemos).

Segundo a PF, houve compra de votos e suporte do Ministério Público do Amapá, por meio do irmão do prefeito, o promotor João Paulo Furlan, nas eleições de 2020. João Paulo Furlan é o promotor responsável por extinguir o processo.

A PF descobriu que um dos cabos eleitorais de Furlan era responsável por comprar votos em troca de dinheiro, cestas básicas e exames médicos, tudo em uma estratégia ao lado do MPF do Amapá para dar suporte ao esquema (áudios, fotos e maiores detalhes em https://www.band.uol.com.br/noticias/).