Debate busca instrumentos que possam direcionar ações de planejamento com garantia de qualidade.

Reunião anual debate estratégias e atualizações de ações de planejamento do Governo do Amapá (Foto: Lucas Nunes/GEA).

Debate busca apresentar instrumentos que direcionem as ações de assessorias e núcleos internos de planejamento com garantia de qualidade do serviço prestado ao público.

O Governo do Estado promoveu o Encontro Anual dos Setoriais de Planejamento do Amapá, que reuniu assessorias e núcleos de Desenvolvimento Institucional e Setoriais. O evento integra o plano estratégico 2021-2030 e teve como objetivo apresentar instrumentos de direcionamento de ações unificadas da gestão estadual.

O vice-governador Teles Júnior ressaltou a união das ações como essencial para o alcance da eficiência do serviço público com retorno para a população amapaense.

“É importante que possamos levar essa capacitação para dentro dos nossos órgãos e sensibilizar nossos gestores sobre as necessidades para promover o empoderamento das assessorias e núcleos de planejamento, porque somente isso irá nos ajudar a avançar na formulação de políticas públicas. Isso é importante, porque significa mais alunos na escola, mais médicos, novos leitos, asfalto na rua, todo esse esforço contribui para mais qualidade de vida”, enfatizou o vice-governador.

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) é quem coordena a atividade, que apresentou as diretrizes estratégicas do Plano Plurianual (PPA), que se estende até 2027 e lançou o programa de capacitação para assessorias e núcleos de planejamento internos em parceria com a Escola de Administração Pública (EAP).

Serão ministrados treinamentos e palestras, com foco em fortalecer os setoriais em relação aos instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas do Estado.

A Secretaria apresentou, ainda, a funcionalidade das unidades no estado, suas competências, produtos disponíveis e atuação individual na condução de políticas públicas para eficiência no atendimento ao planejamento da gestão.

 PPA

O Plano Plurianual permite a identificação dos objetivos, metas e prioridades do Governo e dos órgãos gestores responsáveis pelas ações governamentais. É essencial para organizar as atividades que serão desenvolvidas por cada setor, com atribuições específicas para atender as demandas da sociedade, com a elaboração e execução das políticas públicas.